MAXI educare

Consultoria Educacional

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS E BEBÊS

em 27 de novembro de 2011

MASSAGEM COM BEXIGAS

A massagem com bexigas acalma; auxilia na hora do sono; ajuda a desenvolver a consciência corporal; e desenvolve o vínculo afetivo entre o profissional da Ed. Infantil  e a criança.

Tempo Estimado: 5 minutos com cada criança.

Local : Sala de aula com colchonetes.

Faixa Etária: A partir de 1 mês até  2 anos.

Material Utilizado:Bexigas ou esponja macia e água.

Desenvolvimento:
Com um funil, coloque um pouco de água morna dentro de uma bexiga sem encher muito. Se o clima ajudar, deixe o bebê somente de fraldas em um local calmo, com luz  e música suave. Passe a bexiga  pela costas, braços e pernas, fazendo uma massagem suave com movimentos delicados.

CHAMADA COM FOTO

A atividade com fotos ajuda a conhecer e identificar seus colegas.

Tempo Estimado: Cerca de 30 minutos.

Local: Sala de aula.

Faixa Etária: A partir de 1 ano e meio.

Material Utilizado: Papel-cartão, foto das crianças, canetinha e plástico de fichário. Escreva o nome da criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela em cada cartão.

Desenvolvimento
Todos os cartões ficarão numa mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Varie essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, o brinquedo preferido etc. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.
CADÊ? ACHOU!

A brincadeira do Cadê? Achou! Pode ajudar a criança a lidar com a ausência momentânea dos pais.
Tempo Estimado: Enquanto durar o interesse da turma.

Local: Sala de aula.

Faixa Etária: A partir de 1 ano e meio.

Material utilizado: Bambolê com faixas de tules de diversas cores, tiras da altura da classe.

Desenvolvimento
Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão. As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.

IDENTIDADE  ESCONDEU, ACHOU

A brincadeira estimula várias áreas: rabalhar a memória, a antecipação, a percepção visual e a auditiva, princípios de distinção entre o “eu” e o “não eu”.

Tempo Estimado: 40 minutos.

Local:  Sala de aula.

Faixa Etária: De 1 mês a 3 anos.

Material Panos: coloridos e um espelho.

Desenvolvimento:
Para realizar esta atividade, coloque as crianças em um espaço aconchegante (sobre colchonetes, por exemplo). Conduza a brincadeira de mostrar o rosto e encobri-lo com um pano. Depois de explorar bastante o esconde-esconde, entregue para os bebês os outros panos coloridos para que eles imitem a sua ação, estimulando-os com palavras. Uma variação desta atividade é colocar as crianças em frente ao espelho para que brinquem com a própria imagem. Esta proposta é importante nos primeiros anos de vida por estar relacionada à percepção do “eu”. Em frente ao espelho, a criança começa a reconhecer sua imagem e sua características físicas.


O Seu comentário é muito importante